escola
Mas vocês devem estar se perguntando o que isso tem a ver com Gestão de Pessoas ne?!
1°) Liderança: quando o treinador assumiu o time, a primeira coisa que ele fez foi estabelecer as regras que os alunos teriam que cumprir, ou seja, ele determinou uma disciplina cotidiana, e embora usasse de coerção num primeiro momento do filme, ele dava liberdade para que seus jogadores usassem seu próprio estilo. O treinador direcionou a equipe e a motivou. A motivação era feita com foco no resultado, através de incentivo, orientações quanto aos objetivos de ganharem campeonatos, ingressarem nas universidades, criar oportunidades e potencializar as metas estabelecidas. No curto prazo a meta principal era que os alunos não fossem reprovados, e no longo, obtenção de um futuro melhor.
2°) Trabalho em equipe: quando os alunos entenderam o que é trabalho em equipe, eles conquistaram a vitória mais importante de suas vidas, tornaram-se verdadeiros cidadãos.
3°) Mudança organizacional: o líder instalou um período marcado por profundas mudanças no time, o que levou ao aumento do desempenho, a existência de um sentimento de crescimento individual e da equipe, auto-realização e reconhecimento, mesmo depois da equipe não ter levado a medalha no último jogo. A mudança era necessária, como vimos a cultura flexível, adaptativa é hoje a mais indicada às organizações, já que neste cenário instável mudar é preciso.