escola
IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
BOA TARDE
O trabalho em Educação Ambiental pode parecer bastante complexo, mas nem por isso impossível, especialmente quando tivermos claro os valores a serem trabalhados, uma vez que a própria questão da existência humana já apresenta uma complexidade inerente, pois conforme Paulo Freire:
A existência, porque humana, não pode ser muda, silenciosa, nem tampouco pode nutrir-se de falsas palavras, mas de palavras verdadeiras, com que os homens transformam o mundo.
Existir, fundamentalmente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, a exigir deles novo pronunciar.
Embasados nisso é que a Escola Estadual de educação Básica João Ferrari apresenta uma caminhada muito especial no que tange à Educação Ambiental, sendo que no ano de 2003 foi realizada a I Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, no ano de 2005 realizou-se a II Conferência, a III Conferência realizou-se em 2008 e hoje promovemos a IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE.
Queremos fazer desta tarde um momento de aprendizagem no qual os presentes venham a discutir os temas propostos, que são terra, água, fogo e ar, deliberar coletivamente e escolher representantes que levem adiante as ideias aqui definidas.
Passamos a composição da mesa oficial.
Convidamos a diretora da escola, professora Marinês Costa Valério para receber as demais autoridades.
- Ilma Sra. Cleomara Orsolin da Costa – Mui Digna Secretária Municipal de Educação e Cultura; e representando a prefeita municipal Sandra Soares neste evento;
- Ilmo Sr. Sidinei de Souza – Mui Digno Secretário Municipal Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio
Ambiente;
- Ilmo Sr. Lizandro Bonatto – Engenheiro Florestal responsável pelo departamento de Meio ambiente do município, palestrante deste evento;
- Srta. Ana Flávia Missio – Presidenta do