Escola
[pic]
É possível detalhar a divisão do estudo da economia pela visão de Rossetti (2002), conforme segue:
Economia descritiva: Observação sistematizada do mundo real. Descrição e mensuração dos fatos. Trata da identificação do fato econômico. É a partir dos levantamentos descritivos sobre a conduta dos agentes econômicos que se inicia o conhecimento sistematizado da realidade no campo da economia positiva.
É através dela que a realidade começa a ser submetida a um criterioso tratamento no sentido de que possam ser analisadas as relações básicas que se estabelecem entre os diversos agentes que compõem o quadro da atividade econômica.
Teoria econômica: A teoria econômica é o compartimento central da economia. É possível ver um ordenamento lógico aos levantamentos sistematizados fornecidos pela economia descritiva, produzindo generalizações que sejam capazes de ligar aos fatos entre si, desvendar cadeias de ações manifestadas e estabelecer relações que identifiquem os graus de dependência de um fenômeno em relação a outro. Em decorrência da teoria econômica, surgiu um conjunto de princípios, de teorias, de modelos e de leis fundamentadas nas descrições apresentadas.
A teoria econômica adota duas posições distintas na apresentação e análise do fenômeno econômico, estas posições são conhecidas como microeconomia e macroeconomia.
A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações.
A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permita conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países.
Política Econômica: Os desenvolvimentos elaborados pela teoria econômica servem a política econômica. Nesse campo de estudo é que serão utilizados os princípios,