escola
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
FENÔMENO DOS TRANSPORTES
LABORATORIO DE TERMOCIÊNCIAS
RELATÓRIO NÚMERO 1
TEMA:
VISCOSIDADE, ÓLEOS LUBRIFICANTES E VISCOSÍMETROS.
ACADEMICO:
EDUARDO DE LOURDES ANDRADE
TURMA: 404
PROFESSOR: MARCOS VARGAS
RIO DE JANEIRO
JUNHO DE 2013
INTRODUÇÃO: O trabalho será utilizado como parte da avaliação da disciplina MEC 103 (Fenômenos dos Transportes). Abordando o comportamento dos fluidos, bem como suas características físico-químicas, óleos lubrificantes e suas aplicações, instrumento de medidas (viscosímetros), bem como, o comportamento pratico observado em experimento realizado em laboratório concatenado através de gráfico. A obtenção de dados se deu através de pesquisa em livros e internet. O trabalho foi realizado por alunos da instituição Gama Filho, no segundo semestre de 2011.
CAPÍTULO I: VISCOSIDADE.
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta.
Conceito:
Viscosidade é a propriedade associada a resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura.. Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade.
Tipos:
Existem dois tipos de viscosidade: viscosidade dinâmica e viscosidade cinemática.
Viscosidade dinâmica ou absoluta.
A viscosidade dinâmica (μ) é o coeficiente de proporcionalidade entre a tensão de cisalhamento e o gradiente de