Escola e a mediação: família, trabalho, saúde e lazer – unidade 1
a. a II e a III. b. a I, a II, a III e a IV. c. a I, a II e a V. d. a III e a V. e. a I e a II.
Justificativa: Para incentivar a participação da família na educação formal de seus filhos, é necessário: o reconhecimento e o trabalho com as diferenças socioeconômicas e a diversidade cultural das famílias; realizar práticas pedagógicas efetivas e que auxiliem o aluno a produzir conhecimento independente do envolvimento da família, bem como referendar a participação dos pais e da comunidade na elaboração dos projetos escolares, buscando opiniões, sugestões e críticas e repensar valores e procedimentos, gerenciando as “crises” , diagnosticando sua origem e propondo soluções; acompanhar os trabalhos escolares a fim de trazer a família para um trabalho colaborativo escola-família.
2) A mediação realizada pelo orientador educacional em relação ao aluno auxilia este no seu desenvolvimento pessoal quando:
I - Possibilita ao professor ter uma visão integral do aluno e da sua realidade social e econômica.
II - Proporciona situações de reflexão em grupo nas quais o aluno tenha a possibilidade de expor seus pontos de vista, exercitando sua capacidade de criticar e fundamentar seus argumentos.
III - Estimula a participação desses alunos em grêmios estudantis e diretórios acadêmicos, tendo a oportunidade de comprometer-se com ações sociais e políticas.
Assinale a alternativa adequada: a. apenas a III está correta. b. a II e a III estão corretas. c. apenas a I está correta. d. a I e a II estão corretas. e. a I, a II e a III estão corretas.
Justificativa: Para o exercício profissional da orientação educacional, é de fundamental importância que o orientador veja o aluno em sua integralidade, possibilitando ao professor que também o enxergue assim. O exercício da cidadania deve ser estimulado por meio de reflexões e do protagonismo juvenil, com a