ESCOLA B SICA 2
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
LUÍS VAZ DE CAMÕES
GONÇALO COSTA PEDRO
INTRODUÇÃO
O objecivo deste trabalho é de apresentar de uma forma breve a biografia de Luís de Camões. Este genial poeta que viveu no século XVI e nos deixou uma obra fabulosa e que dura e durará por muitos séculos!
Camões escreveu a epopeia OS LUSÍAAS ,mas também uma muitos poemas .
Luís de Camões é um dos símbolos de Portugal e é sem dúvida um dos maiores orgulhos de todos os portugueses.
DESENVOLVIMENTO
Luís Vaz de Camões foi um grande poeta português, considerado “o maior poeta de língua portuguesa de todos os tempos”. Ainda se desconhece o lugar e a data exactos em que Camões nasceu, mas acredita-se que terá sido em Lisboa, por volta de 1524.
Luís de Camões era filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá. Passou a sua infância, em Lisboa, e cedo partiu, juntamente com a sua família, para estudar em Coimbra. O seu tio Bento, um sacerdote muito sábio, tratou da sua educação. Mais tarde, Luís de Camões regressa a Lisboa e alista-se como soldado, para defender a sua Pátria .Parte para Ceuta, onde é ferido numa batalha. Camões perde assim um dos seus olhos. Após dois anos de guerra, volta para Lisboa, onde levou uma vida boémia e chega a ser preso. Perdoado, abandona a prisão e parte para a Índia. Foi numa expedição ao Malabar em 1553 e depois Cmões foi para Macau. Foi aí, que Luís de Camões escreveuOs Lusíadas.
Fig 1 – Manuscrito de Os Lusíadas
As aventuras não abandonam Camões e, ao largo do Camboja, sofre um naufrágio, conseguindo salvar-se a si e os manuscritos d’ Os Lusíadas.
Fig 2 – Desenho sobre o naufrágio de Camões
Os Lusíadas têm dez cantos, e contam a viagem de Vasco da Gama àÍndia. A epopeia foi dedicada ao rei D. Sebastião.
Em 1556, Luís de Camões aceita uma função pública e, doze anos mais tarde, chega a Moçambique, onde aperfeiçoa o seu poema