Escola Estadual Antonieta Di Lascio Ozeki

542 palavras 3 páginas
Escola Estadual Antonieta Di Lascio Ozeki Ensino Médio Português Profª Daniela

Tema: I-JUCA-PIRAMA¹

Nome: Douglas Duarte
Nº: 05
Série: 2ºB

Cotia, junho de 2015

Biografia de Gonçalves Dias O poeta Antônio Gonçalves Dias, filho de um português comerciante e de uma mestiça, nasceu em Caxias, Maranhão, em 10 de agosto de 1823. Em 1840 foi para Portugal cursar Direito na Faculdade de direito em Coimbra. Ali, entrou em contato com os principais escritores da primeira fase do Romantismo português. Em 1843, inspirado na saudade da pátria, escreveu "Canção do Exílio". No ano seguinte graduou-se bacharel em Direito. De volta ao Brasil, iniciou uma fase de intensa produção literária. Em 1849, junto com Araújo Porto Alegre e Joaquim Manuel de Macedo, fundou a revista "Guanabara".

Com o objetivo de mudar de vida, embarca novamente para a Europa, onde passa uma temporada. Com a saúde abalada, ele resolve, anos mais tarde, voltar ao Brasil. Na viagem, porém, morre no naufrágio do navio Ville de Boulogne, em 1864, próximo ao Maranhão. Pela obra lírica e indianista, Gonçalves Dias é um dos mais típicos representantes do Romantismo brasileiro e forma com José de Alencar na prosa a dupla que conferiu caráter nacional à literatura brasileira.

Resumo do poema ‘’I-Juca-Pirama’’
O poema conta a história de um guerreiro tupi sobrevivente e fugitivo da destruição na costa que e capturado pela tribo dos Timbiras e que deve ser sacrificado conforme o ritual. Antes dos sacrifícios o chefe Timbira propõe que àquele que vai ser morto deve cantar, para que os bravos Timbiras tenham maior gosto em sacrificá-lo e assim inicia o seu canto. E Depois do seu canto implorando para não morrer os Timbiras não querem mais sacrificá-lo e então o índio parte triste, e quando chega

Relacionados