Escola de Vanguarda
Somente após 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, não encontra-se artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras. como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
O cubismo tende a buscar o ponto de vista de cada pessoa, despertando suas sensações visuais e táteis, já que "A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade."
Pablo Picasso.
Escola de vanguarda
CUBISMO
O cubismo é uma forma de representar a arte de forma abstrata, o que realmente interessa é a reflexão da natureza sem ser necessário que a pintura seja a cópia fiel da imagem proposta.
George Braque, Harbour
Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX, com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
Les demoiselles d'avignon, obra de Pablo Picasso progenitora do cubismo. (Paris, 1907)
Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e