Hidrostática
Colégio Salesiano Itajaí
Itajaí, 11 de novembro de 2010
Aluno: Alan Rizzi, Matheus Peloso, Rodrigo Ghisi Thiago Sagaz
Professor: Valdir
Disciplina: Física
Série: 2º C
Nº1,19,26 e 28
Objetivo
Diferenciar densidade relativa de massa específica. Definir pressão e relacionar pressão hidrostática com a profundidade do fluido.
Aplicar o princípio de Pascal nos sistemas hidráulicos.
Aplicar o princípio de Arquimedes diferenciando razões pelas quais alguns corpos afundam, bóiam ou permanecem em equilíbrio em um ponto do fluido.
Introdução Teórica Para inicio de conversa apresentaremos todos os conceitos estudados e relacionados nos experimentos relacionados a hidrostática. Qualquer que seja o estado material solido, liquido ou gasoso ele terá uma grandeza, essa chamada de densidade ou massa especifica. A formula de densidade é o quociente entre massa e volume,ou seja a densidade nada mas é do que a massa volúmica que depende da temperatura. Há dois tipos de matérias os homogêneos e ou heterogêneos como o ar e os oceanos. A atmosfera em altas atitudes apresenta sua densidade cada vez menor, diferente do oceano que quando maior a profundidade maior é a densidade. Exemplos que sentem essa diferença são os jogos de futebol em altitude que o atleta sente a diferença e também os mergulhadores que necessitam de um treinamento especifico alem de equipamentos. O fluido é uma substancia que tem como característica de não resistir a deformação e sim de tomar a forma dos recipientes onde estão armazenados. Os fluidos podem ser líquidos ou gasosos já que os sólidos tem resistência a deformação. Fluidos são fundamentais para nossa vida tal isso que o sangue é um fluído, alem de serem usados em tecnologias de energias naturais e transporte.