Escola de Frankfurt e o surgimento da Teoria Cr tica conte do
Contextualização da Teoria Crítica.
(WOLF, Mauro. p.72 a 92) http://prezi.com/kqiuqrgnzmfx/?utm_campaign=share&utm_medium=copy 1- A teoria crítica:
A teoria crítica representa o contra peso da pesquisa em comunicação, o fim do que se vinha elaborando no campo administrativo da comunicação de massa.
Um tema relevante no debate sobre a crise dos estudos da mídia.
O contraste problemático e rico em exageros entre a pesquisa administrativa e a teoria crítica.
2- ELEMENTOS GERAIS DA TEORIA CRÍTICA
A teoria crítica surge em 1924, a partir do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, na Alemanha.
Principais pensadores: Adorno, Horkheimer, Marcuse e Walter Bejamin.
Com o nazismo o instituto é obrigado a fechar e seus principais representantes emigraram para a França - Paris e para universidades americanas.
O Instituto de Pesquisa Social - Nova York
Assuntos discutidos: o ser humano na era técnica; arte; música; literatura; vida cotidiana. A partir do estudo desses temas é que eles vieram a descobrir a crescente importância dos fenômenos de mídia e da cultura de mercado na formação do modo de vida contemporâneo. O ponto de partida é a análise da economia de troca: desemprego, crises econômicas, militarismo, terrorismo, a condição das massas.
Por meio dos fenômenos superestruturais da cultura ou do comportamento coletivo, a teoria crítica pretende compreender o sentido dos fenômenos estruturais, primários, da sociedade contemporânea, o capitalismo e a industrialização.
..os fins específicos da teoria crítica são a organização da vida em que o destino dos indivíduos dependa não mais do acaso e da cega necessidade de relações econômicas incontroladas, mas da realização programada das possibilidades humanas (Marcuse, 1936, p.29,citado em Rusconi, 1968).
3- A indústria cultural como sistema
A expressão "indústria cultural" (antes cultura de massa) é usada por Horkheimer e Adorno pela primeira vez na