Escola de chicago- resumão
Escola de chicago= movimento sociólogo
Líder: Robert Park
Caracteriza-se pela pesquisa sobre os problemas mais tópicos da metrópoles a partir do estudo da cidade.
3 ideias q a torna diferente das concepções de sociedade desenvolvida de Marx,Weber, Durkheim
Indivíduo e sociedade são indissociáveis
Sociedade é um complexo sistema q para existir não concorre apenas com os fenômenos culturais, mas também os fenômenos naturais.
A ocupação das relações sociais refletem com a ocupação do espaço geográfico.
A sociologia e a psicologia estavam intimamente ligadas na escola de Chicago. Para eles tanto era superficial dizer que a sociedade era formada pela junção dos indivíduos como também era superficial afirmar que as pessoas eram determinadas pela sociedade.( pensamento q era de Durkheim- homem fruto da sociedade)Eles diziam que a sociedade e os indivíduos só podiam funcionar um em relação ao outro .Tanto os indivíduos quanto a sociedade surgem, e se modificam por um processo de interação.(que tanto a pessoa compartilha a sua vida com a sociedade como ela lhe influencia) é por isso que a sociologia e psicologia se encontram se fundamentam na psicologia social. ( a sociedade e o indivíduo estão intimamente ligados e um não é produto do outro, mas os dois surgem e um transforma o outro ‘’irmão siameses’’)(pierson discípulo de Park)
George Herbert Mead com pós graduação em psicologia e filosofia ,chegou na universidade de chicago em 1894, iniciando seu curso de psicologia social.
Ele fazia oposição ao reducionismo que Watson fazia do Behaviorismo (estuda o comportamento humano.) (Watson dizia que não devia estudar o processos internos da mente, mas o comportamento ,por esse ser visível). Depois, representado por Skinner que trata os fenômenos mentais da mesma natureza das dos físicos. Não sendo tão reducionista como Watson)
O sucessor de Skinner, Herbert