Escola burocratica
Burocrática é um termo muito utilizado para definir um modelo de organização baseado na racionalidade, ou seja, a busca pela eficiência máxima na realização dos processos para alcance dos objetivos.
O modelo Burocrático de Organização desenvolveu-se em meados dos anos 40, devido a uma serie de fatores dentre eles a fragilidade e a imparcialidade das Teorias Clássica e das Relações Humanas e a necessidade de um modelo mais racional. Seu foco é na estrutura. Nesse contexto será apresentado quais suas origens, os tipos de sociedade e de autoridade. Suas principais características, suas vantagens, a Racionalidade Burocrática, suas conseqüências e também as criticas a ela atribuída. Possibilitando assim um conceito de Burocracia que é de grande importância para o bom funcionamento das organizações sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos.
Origem e Características
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, na adequação dos meios aos objetivos. Garantindo a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Sua origem remonta a época da Antiguidade e desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940, devido aos seguintes aspectos:
1. Fragilidade e Parcialidade da Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas:
Ambas eram contraditórias e não possibilitaram uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais, pois tinham pontos de vista incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais completo e amplo.
2. A necessidade de um modelo de organização racional:
Onde é capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, como o comportamento dos membros participantes, aplicando além das fábricas, à empresas e a todas as formas de organização humana.
3. Crescente tamanho e complexidade das empresas:
Exigir modelos organizacionais mais bem definidos e completos, pois a Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas mostraram-se insuficientes para corresponder à