Escla
A escola é uma instituição contextualizada, em que seus valores, sua realidade e sua forma mudam de acordo com as condições sócias e históricas que envolvem (GALVÃO, 1999). Assim, o desenvolvimento psicomotor, a competência corporal, o desenvolvimento cognitivo, a emancipação política, o respeito à cultura e entre outros valores são utilizados por alguns professores para trabalhado com as crianças em sua fase escolar. É dever dos profissionais que atuam com crianças e adolescentes o compromisso de ultrapassar posturas que lhes conferem apenas a função de professor, mas sim a de construtor de conhecimento, facilitador de aprendizagem e conscientizado da formação humana. Sua função pode conter todas essas facetas, conscientemente assumidas e dosadas em função dos objetivos que se deseja alcançar. Desta forma o colégio trabalha baseada nas seguintes abordagens pedagógicas a Crítica – Superadora e Desenvolvimentista.
A abordagem Crítico – Superadora é baseada numa perspectiva crítica de Educação, pois esta é fomentada numa fisiologia política e debate sobre questões de homem e sociedade situados no mundo do trabalho. Para transmiti-los aos alunos, é valorizada a questão da contextualização e do resgate histórico. Para Darido (2003) esta abordagem ressalta questão de poder, interesse, esforço e contestação. Segundo ele, qualquer consideração mais apropriada sobre a pedagogia deve versar não somente sobre questões de como ensinar, mas também sobre como se adquirem esses conhecimentos, valorizando a contextualização dos fatos e do resgate histórico, possibilitando a compreensão, por parte do aluno, de que a produção da humanidade expressa determinada fase e de que houve mudança ao longo do tempo.
Esta abordagem tenta caracterizar o desenvolvimento fisiológico, afetivo, motor e cognitivo com a com progressão do crescimento da criança para que, de posse de dados, o professor possa implementar aspectos para a