Escassez de água
2- Abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul alem de estar presente no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
3- As distribuições de forma irregular alem da poluição que torna escassa um bem de tamanha necessidade e extensão, o uso inadequado afeta tanto a quantidade quanto as suas fontes, as condições climáticas e geográficas que favorecem hoje estão comprometidas em virtude da urbanização, modernização crescimento na demanda e produção industrial e agrícola. Essas afetam a qualidade da água, tendo grande sua grande parte desperdiçada jogados em regiões sem tratamento, sendo agora caracterizadas por efluentes industriais e domésticos.
4- O Brasil e privilegiado na questão da água, no entanto essa e mal distribuída sendo 70% da água doce estão na Amazônia onde vivem apenas 7% da população, e deixando apenas 3% para o nordeste. Assim podemos relacionar que as águas estão escondidas em regiões onde não a tanta demanda enquanto em regiões de grande demanda populacional quanto econômica estão cerca de 13% a 29%. Essa distribuição irregular causa o problema de escassez de água em alguns pontos do pais, tornando a media de água por ano para cada habitante ineficiente diante dos padrões e necessidades num futuro podendo chegar a níveis críticos.
5- Rio Jordão, localizado no oriente médio local de clima árido ao qual não propicia a existência de recursos hídricos, mas ricos em petróleo enfrentam sérios problemas em relação a água. Países como a Arábia saudita fazem dessalinização da água do mar alem de serem grandes compradores de água mineral. Diante da escassez de água, surgem conflitos entre países