Escalonamento
First-In-First-Out(FIFO), Shortests-job-First(SJF), Cooperativo.
FIFO:O primeiro a chegar em estado de pronto é o primeiro a ocupar a CPU independente de qualquer situação.
Problema: impossibilidade de prever quando o processo terá sua execução iniciada, o processo só pode ser executado quando o anterior terminar.
SJF: Quando o processador estiver livre o processo em estado de pronto que precisa de menor tempo da CPU para terminar seu processamento é selecionado para a execução.
Problema: Determinar quanto tempo da CPU cada processo necessita para seu processamento.
Cooperativo: A partir do momento em que o processo está em execução, este voluntariamente libera o processador, retornando a fila de pronto.
Problema: Um programa pode não liberar o processador, monopolizando, desta forma, a CPU.
Um algoritmo denominado preemptivo é quando o sistema pode interromper um processo em execução para que outro processo utilize o processador, assim permitirá que o sistema de atenção a um processo mais prioritário.
Escalonamento Circular (Round Robin):Parecido com o escalonamento FIFO, quando passa para o estado de execução existe um tempo limite para utilização da CPU, após terminar este tempo ele volta para o fim da fila.
Problema: Não faz um compartilhamento equitativo, pois este escalonamento trata todos os processos de maneira igual.
Escalonamento por Prioridades: Toda vez que um processo vai para a fila de pronto com uma prioridade maior que do que o processo que está em execução, o sistema deve interromper o processo corrente, colocá-lo no estado de pronto e selecionar o de maior prioridade para ser executado.
Problema: Podem haver processos que nunca vão ser atendidos devido a política do escalonamento.