Escalonamento diversos sistemas operacionais
ANDROID
Baseado em Linux, o Android utiliza um algoritmo preemptivo, que divide o tempo da CPU em fatias, chamadas de quantum, onde os processos são alocados. Se o quantum do processo terminar e o processo não tiver concluído sua execução ocorre à troca de contexto e um novo processo é selecionado para utilizar a CPU. O escalonador trabalha com prioridades estatísticas e dinâmicas. Nas prioridades dinâmicas o escalonador monitora os processos faz ajustes nas prioridades, visando equilibrar o uso da CPU, por exemplo, se um processo esteve recentemente em execução, ou executou por um tempo “longo”, esse processo recebe um prioridade mais baixa que outro processo que esta a mais tempo esperando pela CPU. E as prioridades estáticas são utilizadas exclusivamente por processos de tempo real, o escalonador não pode alterar essas prioridades, elas podem ser alteradas somente por um usuário com privilégios especiais. O escalonador executa os processos com prioridades dinâmicas somente quando não houver mais processos de tempo real. No gerenciamento de processos é aplicada a politica FIFO, para os processos de tempo real, Round-Robin para processos de usuários.
QNX
-------------------------------------------------
As decisões de escalonamento são realizadas pelo Micro-kernel nas seguintes situações: * O timeslice de um processo em execução esgotou. * Processo em execução sofre preempção. * Quando o processo está bloqueado.
Todo processo criado no QNX recebe uma prioridade, a qual o escalonador utiliza para selecionar o próximo processo com maior prioridade que deve estar em no estado ready (pronto), ou seja, podendo utilizar os recursos da CPU.
Os métodos de escalonamento podem ser de três tipos: escalonamento FIFO, escalonamento Round Robin, e escalonamento Adaptativo. Cada processo no sistema operacional pode utilizar qualquer um desses métodos, porém somente é aplicado os métodos em