ESCALAS DE DOR
Intervenções de enfermagem ao paciente com dor
Nursing interventions to the patient with pain
Marcelo A. Rigotti1; Adriano M. Ferreira2
1
Acadêmico do curso de graduação em enfermagem da UNIRP; 2Enfermeiro, mestre em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutorando pelo departamento de enfermagem fundamental da Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto, professor do Centro Universitário de
Votuporanga – SP
Resumo
A dor é uma das principais causas de sofrimento humano, comprometendo a qualidade de vida das pessoas e refletindo no seu estado físico e psicossocial. A dor é, sem dúvida, uma das mais íntimas e exclusivas sensações experimentadas pelo ser humano, envolve vários componentes sensoriais, afetivos e cognitivos, sociais e comportamentais. Embora uma pessoa consiga sobreviver com dor, ela interfere no seu bem-estar, nas relações sociais e familiares, no desempenho do seu trabalho, influenciando assim a sua qualidade de vida.
Portanto, a avaliação da dor se constitui uma premissa na prática do enfermeiro, buscando um cuidado individualizado e dirigindo-se à causa desencadeante da dor a fim de aliviá-la. O objetivo deste artigo de atualização foi descrever a partir da literatura especializada, dados relacionados à avaliação da dor e cuidados de enfermagem ao paciente com dor. Percebe-se, que a dor é um fenômeno subestimado nos pacientes e neste sentido a educação em enfermagem necessita repensar a formação do enfermeiro.
Palavras-chave
Dor, Avaliação da Dor, Assistência ao Paciente, Cuidados de Enfermagem, Relações Enfermeiro-Paciente,
Prática Profissional.
Abstract
Pain is one of the main causes of human suffering, affecting people’s quality of life and reflecting in their physical and psychosocial condition. Pain is one of the more intimate and exclusive sensations experienced by the human being. It involves various sensory, affective, cognitive, social, and behavioral components.
Although a person manages to