escala
Escalas geográficas 23/03/2013 - Juliana Miranda
As escalas geográficas existem para representar, nos mapas, a relação matemática entre o comprimento ou a distância em relação ao tamanho real da superfície, ou seja, as escalas nos permitem expor grandes áreas de uma forma delimitada. Existem dois tipos de escalas geográficas: a numérica e a gráfica.
A Escala numérica é aquela representada por frações, ou razões matemáticas, em que cada 1 cm do mapa representa, na verdade, 1.000.000 cm da área real, ou 10 km. Nesses casos, quanto menor for o denominador da fração ordinária, maior será a escala, e quanto maior a escala, mais detalhada é a carta geográfica.
Ex: 1/10.000 - cada 1 cm no mapa corresponde a 10.000 cm no espaço real.
Já a Escala gráfica é aquela que representa a medida exata da superfície que está sendo mapeada, por meio de um segmento de reta graduado em km. Ela se divide em partes iguais. Essa escala torna mais fácil e prático o cálculo das distâncias.
Ex: 0_____ 50______100_____150km
Escala
A escala de um mapa é elemento que vai definir a sutileza adequada ao mapa. Uma escala pequena vai exigir um nivel de generalização maior, ou seja, seremos forçados abstrair detalhes, deixando somente os elementos mais importantes do mapa; com isso determinados elementos podem ser reduzidos somente a um ponto no mapa.
Em cartografia podemos definir a escala como a relação constante entre as distância lineares medidas sobre o mapa e as distâncias lineares correspondentes, medidas sobre o terreno.
A escala numérica normalmente é expressa por uma fração. Temos um numerador que nos dá a medida no mapa e um denominador que nos dá a medida correspondente no terreno, utilizando sempre a mesma unidade de medida ( centímetros, metros, kilômetros, etc.). Se tivermos um mapa de 1/100 000, o numerador 1 mm (1 milímetro) no mapa está representado 100 000