Escala grafica
A avaliação de desempenho pode ser definida como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período. A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Além disso, fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.
Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.
2. Escala Gráfica
È o método mais simples e mais utilizado nas empresas. O formulário utilizado tem dois extremos e avalia um desempenho de fraco ou insatisfatório até um desempenho ótimo ou excelente. Entre esses extremos existem três alternativas. Uma delas é a de escalas gráficas continuas, nas quais a avaliação pode situar-se em qualquer ponto de linha. Outra alternativa é a de escalas gráficas descontinuas, que recorre a marcações previamente fixadas e descritas, que inclui escala (regular-bom). Escalas gráficas descontinuas também podem receber atribuições de pontos.
3.1. Vantagens do método das Escala Gráfica
O método de escalas gráficas apresentam as seguintes vantagens: * Permite aos avaliadores um instrumento de avaliação de fácil entendimento e aplicação simples; * Permite uma visão integrada e resumida dos fatores de avaliação, ou seja, das características de desempeno mais realçadas pela empresa e a situação de cada empregado diante delas; * Proporciona pouco