Escala Cartografica
Trabalho de Geografia
2014
E.E Sapopemba
Trabalho de geografia
Introdução
É fácil pensar nos mapas como um conjunto de orientações visuais. Se você estiver tentando chegar ao topo do Monte Everest ou à nova casa de um amigo, um mapa pode ajudar a encontrar o caminho. Mas, os mapas podem fazer mais do que ajudar a calcular onde você está e para onde está indo. Eles são representações de informações que podem descrever quase tudo a respeito do mundo.
Se você quisesse ter uma idéia de quais raças de cães são mais populares em diferentes regiões, poderia passar dias olhando listas e tabelas. Ou poderia olhar um mapa e ter compreensão imediata da mesma informação. Estudar as características físicas, importações, exportações e densidade populacional de diferentes países levaria anos se você contasse com as descrições de um livro. Mas, com um mapa todos os números, padrões e correlações estão bem à sua frente. Como explica Ian Turner, cartógrafo sênior da GeoNova, "um mapa é um tipo de linguagem. Ele é uma linguagem gráfica. Apresenta informação de maneira muito fácil de entender".
Como funciona a escala cartográfica .
Um mapa não é simplesmente uma imagem colorida. É a representação de um lugar com dados codificados para passar informações sobre ele. Isso tem de ser trabalhado com os alunos desde a alfabetização cartográfica (assunto tratado na primeira reportagem da série). Com o avançar do tempo, para que eles adquiram proficiência no que diz respeito ao conteúdo, é preciso enfocar o estudo dos elementos cartográficos, que são os seguintes:
- Título Revela o assunto do mapa.
- Fonte Indica a origem dos dados apresentados e a data a que se referem.
- Orientação Mostra a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um ícone que indica o norte (esses desenhos nem sempre estão explícitos).
- Projeção É a distorção feita para adaptar uma superfície