Escabiose
A escabiose é uma doença causada pelo Sarcoptes scabiei, ácaro da familia Sarcoptidae, ordem Acarina onde só a fêmea e seus produtos produzem diretamente as lesões, são maiores que o macho, medindo aproximadamente 300 a 350 .
O hospedeiro é infestado pelas fêmeas recém-fecundadas que penetram na epiderme, onde cavam túneis. Após completarem a maturidade sexual, iniciam a postura de modo intermitente, eliminando dois ou mais ovos por dia, durante um a dois meses, à medida que escavam.
Os ovos são ovóides e medem cerca 180 x 190 . Originam ninfas hexápodas e, depois de alguns dias, transformam-se em ninfas octópodas, semelhantes aos adultos, mas sem órgão sexuais externos. Finalmente, após nova muda, surgem os machos adultos e, depois de uma segunda geração de ninfas octópodas, surgem as fêmeas adultas. Apesar de se acreditar que todo o ciclo (14 a 17 dias) se passa no interior das galerias, estudos recentes mostram que as formas jovens podem ficar sob as escamas, enquanto os machos se deslocam à procura das fêmeas .
EPIDEMIOLOGIA
O contágio, que se realiza quando as fêmeas fecundadas passam do indivíduo infestado ao são, é favorecido pelas relações sexuais, bem como pelo uso de roupas de cama ocupadas anteriormente por pessoas infetadas. É quase sempre noturno devido aos hábitos do parasita.
A doença tem sido relatada em guerras sob a forma de epidemias nos acampamentos entre recrutas e reflete a falta de higiene e promiscuidade em que vivem grandes conglomerados humanos. No entanto, pode provocar epidemias em escolas, quartéis e comunidades fechadas.
QUADRO CLÍNICO
O período de incubação varia de 5 a 15 dias.
PRURIDO :
É o principal sintoma tem como características de ser muito intenso, com recrudescência noturna ou exclusivamente vespertina ou noturna. O prurido não se deve apenas ao efeito mecânico do parasita, mas depende também da resposta imune do hospedeiro.
LESÕES :
São constituídas por escoriações mais ou menos