Escabiose
Parasitose da pele causada por um ácaro cuja penetração deixa lesões em forma de vesículas, papilas ou pequenos sulcos, nos quais ele deposita seus ovos. (As áreas preferenciais da pele onde se visualizam essas lesões são: regiões interdigitais, punhos (face anterior), axilas (pregas anteriores), região Peri umbilical), sulco interglúteo, órgãos genitais externos nos homens (). Em crianças e idosos, podem também ocorrer no couro cabeludo, nas palmas e plantas (a 3). O prurido é intenso e, caracteristicamente, maior durante a noite, por ser o período de reprodução e deposição de ovos.
A transmissão ocorre por contato pessoal, e também pelo compartilhamento de roupas de cama e de colchões infectados pelos parasitas causadores da doença.
A sarna não escolhe sexo, raça ou idade. A falta de higiene pessoal e habitacional facilita a proliferação dos parasitas.
SINTOMAS
O principal sintoma é a coceira, que em geral é intensa e bastante incômoda, sendo referida com mais freqüência durante a noite.
As regiões mais atingidas são as dobras do corpo(espaços entre os dedos, axilas, dobras dos braços, atrás dos joelhos e orelhas, a cintura, as nádegas, embaixo das mamas, genitais, pescoço, pés).O quadro pode complicar-se com infecções secundárias na pele devidas principalmente, ao ato de se coçar com as unhas sujas.
PREVENÇÃO
Para evitar a doença não use roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas emprestadas, evitem aglomerações ou contato íntimo com pessoas de hábitos higiênicos duvidosos.
Em pessoas com bons hábitos higiênicos, a sarna pode ser confundida com outras doenças que causam coceira, devendo o diagnóstico correto ser realizado por um médico dermatologista que indicará o tratamento ideal para cada