Esbosso trabalho integrado
1291 palavras
6 páginas
O mercado de lojas de material de construçãoAutor: SEBRAE/GO
Fonte: SEBRAE
Brasil apresenta uma enorme demanda por material de construção, pois conta com 45 milhões de domicílios
Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO) em 2009 existiam 138.000 lojas de materiais de construção espalhadas em todo o Brasil. Além disso, o setor de material de construção é parte de um complexo denominado “ConstruBusiness” (rede de negócios ligados à construção civil), que representa 13% do PIB brasileiro.
Dos 4,1% pertencentes a material de construção, no tocante ao PIB, 72% se devem às lojas de pequeno e médio porte. A Cadeia da Construção Civil é responsável por empregar 15 milhões de pessoas, sendo 4 milhões diretamente. Conforme dados do IBGE, o Brasil apresenta uma enorme demanda por material de construção, pois conta com 45 milhões de domicílios.
Ainda conforme os dados da empresa americana de consultoria Booz Allen Hamilton, 77% das unidades habitacionais brasileiras são construídas em regime de auto-gestão e de auto-financiamento, comprovando que o próprio consumidor adquire os produtos aos poucos e, com a ajuda de parentes/amigos ou terceirizando o serviço de um pedreiro, constrói sua própria moradia ou reforma a antiga.
O empreendedor que pretende inserir-se neste segmento deverá definir o tamanho da loja que irá montar e o mix de produtos que irá oferecer aos clientes, visando a atender às suas necessidade e expectativas. O mercado varejista de materiais de construção é composto por lojas de pequeno, médio ou grande porte.
As lojas de pequeno e médio porte normalmente estão localizadas em bairros residenciais e algumas em regiões mais centrais. Basicamente, estão focadas no fornecimento de produtos básicos, contando também com alguns produtos de acabamento e decoração, porém, com um mix pouco variado. Já as lojas de grande porte ou os home-centers localizam-se em regiões mais centrais e de alto poder aquisitivo.