Esbo o cultura
Introdução
A X Perfumes Ltda. é uma empresa média familiar do ramo de perfumaria. Foi fundada há 25 anos e hoje tem aproximadamente 350 funcionários. Seu público-alvo é a classe média alta Possui 35 lojas próprias na região sudeste do Brasil, principalmente nas capitais. É baseada numa estrutura funcional e seus empregados recebem salários fixos, embora acima da média de mercado. Suas lojas se destacam pela beleza e organização. Sua marca inspira tradição e confiança. Tem um leque de produtos em torno de 35 itens de alta qualidade e fragrâncias tipicamente brasileiras. A média de valor destes itens é de R$ 160,00.
A X terceiriza três atividades de apoio: limpeza, segurança patrimonial e manutenção predial. Estas atividades são exercidas por empresas diferentes em cada estado em que atua.
Este ano, a X decidiu dar uma guinada na sua estratégia de mercado. Decidiu realizar um ambicioso e corajoso projeto para os próximos 10 anos, com as seguintes metas:
Mudar o modelo de gestão da empresa, passando de uma estrutura funcional para uma estrutura matricial balanceada;
Introduzir um sistema de remuneração por resultados;
Ampliar a participação da empresa, chegando primeiro a região sul e depois a região nordeste com um sistema de franquias;
Ampliar e diversificar a gama de produtos da empresa, criando uma linha de produtos para a nova classe média com valor médio de R$ 70,00, além de uma linha infantil;
Com as medidas acima, ampliar a receita operacional bruta da empresa em 30% em 5 anos e 70% em 10 anos.
Para dar início ao projeto, a empresa X contrata a empresa Y que é especializada em TI e irá oferecer um novo sistema de informação, integrando todos os dados e processos da empresa, como financeiro, compras, vendas, fabricação dos produtos, gerenciamento de estoques, etc.. Este sistema é tido como fundamental para o futuro crescimento dos negócios da empresa através do sistema de franquias e modernização da gestão da empresa. A empresa Y tem como