Esatística
Mestrado Integrado em Psicologia
Estatística II
2º semestre
2009 - 2010
1. Introdução
Os estereótipos podem ser considerados crenças acerca das características de um grupo de indivíduos (Ashmore; Delboa, 1981; Strangor, 2000; Rutland, 2004 cit. in Pereira (1996). Portanto, os estereótipos são crenças socialmente compartilhadas a respeito dos membros de uma categoria social, que se referem a suposições sobre a homogeneidade grupal e aos padrões comuns de comportamento dos indivíduos que pertencem a um mesmo grupo social. O presente trabalho tem por objectivo comparar diferentes grupos sociais no sentido de compreender as concepçoes que os inquiridos detêm sobre determinadas variáveis sendo estas Confiabilidade, estatuto social, competência e segurança familiar. Com efeito, proceder-se-á a uma análise descritiva das variáveis e, tendo em conta a sua medição, utilizar 3 tipos de técnicas estatísticas. Para tal, formularam-se três hipóteses de investigação, às quais se aplicaram três testes estatísticos (One-Way ANOVA- variância entre sujeitos; Teste t student para 2 amostras independentes e a correlação) Apresentam-se no final os resultados e respectiva discussão.
2. Metodologia
2.1.Hipóteses
Hipótese 1: Os líderes de grupos de arrumadores de carros são menos confiáveis do que os restantes grupos.
Hipótese 2: Quanto mais os inquiridos acreditam que os docentes universitários têm estatuto elevado na sociedade, mais os consideram competentes.
Hipótese 3: Os chefes de departamento têm uma maior segurança familiar que os lideres de arrumadores de carros.
2. Amostra
A amostra é constituída por 104 sujeitos, dos quais 97 são do sexo feminino. Os questionários foram administrados a sujeitos com idades compreendidas entre os 18 e 29 anos.