ESAMC Historia Da Moda
Moda
História da Moda
Caroline Marzano Jorge
Autor: Flavia Zambon Tronca
Capítulo: 1- Moda e Comunicação
Resumo: Para definir e justificar os aspectos da moda tem que definir etimologicamente as palavras e a comunicação.
Moda deriva do latim modus, ou factio que significa modo ou maneira.
A moda dita comportamento, ela é um fenômeno social, que tem uma grande importância econômica mundial, quando surgiu a moda ela era para diferenciar e valorizar o homem dos demais através da indumentária e adornos usados, hoje a moda é muito mais do que um referencial, ela passa mensagens pelas roupas de quem a usa, como rebeldia, ocupação, inteligência, submissão, feminilidade dentre outras.
Para um design de moda ser bem sucedido ele deve criar peças que simbolizem atitudes de uma sociedade de massa, assim, gerando maior lucro, e para isso é preciso pesquisas constantes. Trabalhar com moda é estar em um universo de ampla repercussão de cultura, economia, social e tecnologia, sempre se diversificando dos demais, estando sempre atualizando nas novas tendências e ditando novas tendências, a moda faz parte da comunicação de uma sociedade.
Através da moda constituímos seres sociais e culturais, expressando seus valores e crenças.
Citações: “A moda está sendo, cada vez mais, uma proposição do ser humano contemporâneo” pág. 15.
“A moda nos torna único e ao mesmo tempo nos torna um a mais” pág. 20.
“As roupas são instrumentos de comunicação na medida em que funcionam como palavras que, combinadas, podem formar frases” págs. 21 e 22.
Comentários: O capítulo deste livro contextua muito bem a moda nos tempos de hoje, ele mostra a moda no seu contexto social, como diferenciação de tribos e pessoas e ao mesmo tempo a união de estilo entra elas, e o contexto
cultural dos movimentos e tipos de vestimenta de cada época. Podemos notar no texto que ele nos mostra a importância e o quanto a moda está presente em
tudo.