Ervas vila rubim
Na vila Rubim existem Casas de Ervas muito antigas e também muito recentes. Quando fizemos a pesquisa isso nos chamou a atenção por percebermos que a Vila Rubim é um mercado que nunca para de crescer.
Tem a "Pequena selva" que existe a mais de vinte anos lá, mas em contra partida existe a "Casa das Ervas" que existe a um pouco mais de três anos.
Geralmente são lojas que sustentam famílias, que é o caso da Cleuza, dona da Casa das Ervas, garante que toda a família é bem envolvida nesse negócio e que conseguem se sustentar com a renda recebida da loja.
A variedade das ervas é gigante! A maioria dos lojistas separam as ervas por ordem alfabética para facilitar. Mas eles nos disseram que existem duas classificações básicas de ervas: Ervas para BANHAR e Ervas para INGERIR. Obviamente que existem outros tipo que eles também trabalham, mas essas são as principais.
A maioria das ervas são trazidas de outros lugares do Brasil.
"As ervas do Espírito Santo não tem boa qualidade", diz lojista.
Na maioria das vezes que eles compram ervas aqui do Estado, são de lugares no interior e precisam ser vendidas rapidamente por ainda estarem 'frescas', pois o tempo de deterioração é bem rápido, por isso não compensa muito comprar por aqui. As ervas importadas vêem desidratadas e por isso podem perdurar por três anos (no máximo) com todos os princípios ativos. As ervas mais procuradas são as ervas para fazer xaropes, chás pra gripe e resfriado.
Bom, conseguimos informações que certamente nos ajudaram nesse processo de preparação para clicar. Registrar esse mercado que é tão importante, crescente e tradicional no nosso Estado nos será um prazer. Esse mercado com certeza merece ser retratado e divulgado. Trabalho honesto, que motiva vidas e sustentam famílias.
Ervas para banho:
Alecrim: Muito útil da debilidade cardíaca, é excitante do coração e do estômago. Combate a flatulência, males do fígado, rins e intestinos.