Ervas medicinais
O Cogumelo do Sol é um cogumelo medicinal mundialmente reconhecido devido ao seu grande potencial terapêutico.
Além de ser indicado como fortalecedor do sistema imunológico e tônico, o Cogumelo do Sol tem sido estudado por cientistas de todo o mundo devido às grandes evidências de sua ação antitumorial.
A procura de substâncias ou métodos que aumentem ou potencializem o sistema imunológico do corpo humano, de forma a induzir uma resistência sem causar efeitos colaterais aos organismos, tem sido uma das mais importantes buscas da ciência na cura contra o câncer.
Estudos sobre o desenvolvimento de agentes antitumoriais, baseados nesta idéia, têm tido algum processo a partir de polissacarídeos extraídos de cogumelos (Chihara, 1978).
Um dos primeiros estudos sobre o potencial de aplicação médica dos cogumelos data de 1959 (Chang & Hayes), quando um possível agente antitumorial descrito como Clvacina foi isolado do cogumelo Calvatia gigantea.
Além deste, possuía também uma forte atividade antitumor, o shitake (Lentinus edodes) (Chihara, 1978; Chang & Heyes, 1978, 1989).
Estudos realizados no Japão sobre o Cogumelo do Sol, apontaram para uma possível substância constituída de polissacarídeos de ligação beta glicosídicas associados a determinadas proteínas e dominada de Complexo Glucano-Protéico, evidenciando possuir uma forte atividade antitumorial (Mizuno et al., 1990; Kawagishi et al., 1990; Osaki et al., 1994).
O Cogumelo do Sol tem revelado em suas pesquisa as seguintes propriedades:
imunomodulador – aumenta as defesas do corpo.
rico em antioxidantes – 168 moléculas já identificadas nas pesquisas.
redutor do mau colesterol (formador das placas de gordura – causa de enfartes, AVC, tromboses, etc.)
varredor dos radicais livres (causadores de inúmeras doenças, inclusive do envelhecimento precoce).
fortificante e estimulador da produção das células NK ou CD56 - grande combatente de vírus e bactérias, nocivos à