Erros de Segurança do Trabalho em obras
Na imagem acima, os trabalhadores estão trabalhando a uma certa altura, mas sem as devidas proteções do capacete e do cinto contra quedas. Sem contar que o banco no qual o operário fica apoiado, não tem nenhuma fixação que evite o seu tombamento ou deslizamento.
Na imagem acima, vemos dois trabalhadores realizando um serviço da troca de painel em altura, porém, estão em cima de um andaime, sem nenhum tipo de equipamento de segurança, seja capacete, cinto para trabalhar em altura, ou nem mesmo uma simples corda que os amarrem em algum local seguro, para o caso dos andaimes se desmontarem, ou os trabalhadores sofrerem algum tombo.
Nesta imagem, é possível ver que o local não oferece proteção contra quedas, pois o trabalhador está na ponta de um barranco, sem que haja qualquer proteção que evite sua queda. Apenas alguns trabalhadores utilizam proteção adequada de capacete, e as pontas das ferragens estão sem proteção, podendo alguém se cortar com isso.
Na imagem acima, podemos ver que a instalação elétrica da betoneira está totalmente fora dos padrões, porque está sem nenhuma proteção externa, e uma garrafa pet faz o seu “isolamento” na madeira na qual está pregada. O correto seria estar protegida, sendo colocada por dentro de uma mangueira marrom, comumente utilizada para passagem de fiação elétrica em obras.
Nesta imagem acima, as nervuras para laje oferecem riscos à saúde por estarem com as pontas desprotegidas, apenas uma das extremidades está envolta por uma garrafa pet, o que não obedece à norma. Outro fator é a má conservação e acomodação, pois está sofrendo oxidação por estar exposta ao ar livre.
Obras dentro dos padrões de segurança exigidos
Nesta imagem vemos que os trabalhadores estão com luvas para a proteção das mãos, capacetes. As ferragens estão devidamente protegidas nas extremidades para que não causem ferimentos ou ainda sofram oxidação, contribuindo tanto para a segurança de quem os