Erro Profissional
Todo cidadão tem direitos e deveres, assumindo também a responsabilidade por seus atos em caso de danos. Com os profissionais de Engenharia não é diferente, ao exercer suas funções assumem o risco de sua atividade que deve ser exercida com cautela técnica , tanto pra atender objetivos dentro do custo e tempo previsto assim como evitar acidentes, erros.
A engenharia tem forte presença em.nosso cotidiano, porém a qualidade de formação é preocupante em nosso país, o desconhecimento, a falta de atualização, as técnicas, a auto confiança, fatores externos, pressa para conclusão de obras; uma vez erros cometidos causam danos irreparáveis.
O engenheiro precisa estar preparado para resolver diversos tipos de problemas demonstrando habilidade, liderança de equipe, projetos, vistorias e perícias, além de conhecimentos legais e éticos quem envolvem a engenharia.
A responsabilidade é fundamental, pois o mercado de trabalho não requer apenas o diploma de engenharia, mas profissionais capacitados.
O erro profissional é um acidente que pode ocorrer de diversas formas, e que poderá colocar a integridade física do individuo ou infringir alguma lei. O erro quando relatado na área da engenharia elétrica, sua maior frequência são: de demanda, material ou excesso de trabalho. Quando se tratamos de demanda, esta relacionado as cargas das subestações, podendo ser insuficiente ou maior, sendo consequência de um erro de calculo; material, erro na escolha do tipo do material, sendo eles incorretos ou com baixa qualidade; excesso de trabalho, quando um profissional é submetido a uma carga de trabalho, fora do aceitável por lei, ele esta vulnerável a comprometer a execução do projeto.
Cada modalidade de erro será a ser julgado e penalizado com base nas informações coletadas.