Português Instrumental
Português Instrumental
Erro de medicação
Introdução
Nos últimos anos a mídia tem denunciado vários erros atribuídos aos profissionais de saúde e estes são cada vez mais comuns. A mudança desta realidade pode ser pensada, a partir do desenvolvimento de estudos que identifiquem pontos vulneráveis que sejam indicadores na orientação de intervenções para prevenção ou diminuição da ocorrência dos mesmos, visando uma assistência segura à clientela.
Tendo em vista o contexto descrito, faz-se necessário conhecer melhor as condutas dos profissionais de enfermagem diante da ocorrência do erro de medicação, a fim de obter subsídios para a implementação de estratégias que lhes deem confiança no trabalho, estimulem o relato de erros, eliminem os tabus e permitam a construção de novos conhecimentos, com vistas à segurança na assistência.
Desenvolvimento:
Objetivo - Identificar e analisar as condutas adotadas por técnicos de enfermagem após a ocorrência de erros de medicação.
Métodos - Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, realizada em unidades de Clinica Médica, Unidade de Terapia Intensiva (clínica e cirúrgica) e Pronto Socorro de Adultos de um hospital de ensino, localizado em Goiânia, Goiás.
O estudo foi realizado com técnicos de enfermagem que atuavam nas unidades selecionadas. A escolha desses profissionais se deu em razão de que na instituição escolhida são eles os responsáveis pelo preparo e administração de medicamentos. Para a coleta de dados, foram consultados 38 técnicos de enfermagem que estavam atuando no período em que ocorreu a investigação. Estes profissionais foram informados, individualmente, sobre os objetivos da pesquisa e sobre o critério de inclusão, ter cometido, um erro de medicação durante a vida profissional e a sua disposição em colaborar.
Para obtenção dos dados foi construído um roteiro de entrevista constituído de duas