Erosão
Alan Cabral Barcelos, alan_barcelos@hotmail.com
Engenharia Civil, Unipampa Alegrete
Naidú Schimdt Miranda, miranda.px@hotmail.com
Engenharia Civil, Unipampa Alegrete
Palavra chave: Erosão, solos, cultivo.
Resumo:
A erosão pode prejudicar o solo cultivável, impossibilitando de ser cultivado novamente, mas isso pode ser contido se usar as técnicas e cuidados certos para controlar a erosão e preservar o solo cultivável.
1- Objetivo:
Existem diversas maneiras de conter e controlar a erosão, no trabalho será vistos as mais importantes e simples que são suficientes para proteger o solo e o cultivo.
2- Introdução
O controle de erosão de solos direcionados para o cultivo é de extrema importância para o plantio seguinte e a preservação do solo. Apesar da importância da erosão na formação de processo natural de relevo, se ficar descontrolada pode se estender inutilizando grandes áreas.
3-Resumo bibliográfico
Existem técnicas de cultivo que diminuem a erosão do solo, como plantações feitas em degraus ou terraços para reduzir a velocidade de escoamento da água, evitando enxurradas que é um agente erosivo em potencial. Essa técnica é aplicada em terreno em desnível, e para aplica-la deve-se fazer uma pequena área de plantio nivelada, e logo abaixo outra área nivelada, ficando com a aparência de um degrau.
Outro método pouco usado, porém muito eficiente é a rotação de culturas, baseia-se em cultivar em períodos alternados plantas diferentes em um mesmo terreno. Assim o solo permanecerá com a cobertura de vegetação para proteção em relação à erosão eólica e pluvial e ainda manter os nutrientes.
Regiões acidentadas devem ser preservadas e não ocupadas para o desenvolvimento da agricultura, assim como as áreas de solo frágeis que facilmente são afetadas com a erosão.
As plantações que necessitam aração anualmente devem ser cultivadas em áreas planas. E devem-se utilizar máquinas com prudência,