erosão acida
Integrantes do Grupo: Gabriela Cardoso, Izabella Davel, Rebecca Portela, Taissa Prados e Zaira Bitti.
Período: 3ºA
Orientadoras: Alessandra Parpaiolla e Ilanna Gabler
Vitória,2013
Efeitos dos ácidos no dente
A consequência da ação ácida, principalmente sobre os dentes, ocorre por meio do fenômeno chamado erosão. A erosão é a perda de minerais em razão da dissolução da superfície dentária pela ação química de ácidos, com lesões que variam de suaves (forma côncava), principalmente nas superfícies palatinas até cavitações extensas e profundas nas incisais e oclusais dos dentes. Pode estar associado a fatores intrínsecos ou extrínsecos. Aos fatores extrínsecos atribuem-se os ácidos presentes nas frutas, sucos e refrigerantes. Aos intrínsecos estão os distúrbios gástricos pela ação do suco gástrico, com seu PH de 1 a 1,5 (taxa muito inferior ao mínimo de 5,5 tolerado pelo esmalte).
O efeito erosivo de uma bebida ácida não depende exclusivamente do nível de pH (ácido ou base), mas também da concentração de cálcio, fósforo e flúor na bebida ou alimento. Outrossim, os fatores biológicos como a saliva, a composição estrutural do dente, bem como a anatomia e oclusão associados à bochechas, palato e língua, podem modificar esse potencial erosivo.
Um estudo sugere que beber um litro de refrigerante ao dia pode remover 1 milímetro do esmalte dos dentes em poucos anos. Para se ter uma idéia, o esmalte do dente se dissolve em PH de 5,5 aproximadamente e o PH de alguns alimentos estão abaixo:
Sintomas do problema:
Sensibilidade: A medida que a dentina se torna exposta, ocasionalmente pode-se sentir uma pontada ao consumir bebidas geladas, quentes ou doces.
Descoloração: Os dentes podem ter aparência amarelada devido exposição da dentina. (diretamente ou por camada fina do esmalte).
Dentes arredondados: Aparência arredondada e áspera na superfície e borda dos dentes.
Translucência: Pode haver aumento