Erosoes lineares
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)
Campus de Rio Claro
Engenharia Ambiental
SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO ESTUDO DE EROSÕES LINEARES
Docente: Profª Dra. Paulina Setti Riedel
Nome: Flávia Moretto Paccola RA: 209001104
Mariana Furlan Pratti 209001111
Thaís Barbis 209001119
Data: 31/10/2012
I. INTRODUÇÃO
Erosão é uma palavra que se orginou do latim erodere, e significa erodir. A erosão é um fenômeno natural decorrente da desagragação ou desgaste dos materiais constituintes da crosta terrestre pela ação de agentes exógenos ou também chamados de agentes erosivos. As partículas que compõe o solo se desagregam pela ação conjunta da água, vento, gelo e de organismos vivos e são transportadas do seu local de origem até áreas mais baixas do terreno, onde são novamente depositadas.
Os processos erosivos influenciam diretamente as características assumidas pela feição e podem ser classificados em: erosão pluvial (ação das chuvas), erosão fluvial (ação das águas dos rios), erosão por gravidade (movimentação de rochas pela força da gravidade), erosão eólica (ação dos ventos), erosão glacial (ação das geleiras), erosão química (alterações químicas no solo) e erosão antrópica (ação do homem).
A erosão hídrica, enfoque deste trabalho, é provocada pela chuva e pelo escoamento superficial da água, é gerada pelo impacto das chuvas que resulta na desagregação das partículas e seu carregamento por escoamento superficial e posterior depósito. Esta é um dos principais agentes erosivos e pode ser