erosao
O QUE É EROSÃO?
A erosão é a destruição física das estruturas do solo e seu carregamento em geral feito pela água da chuva, mas que também é feito pelo vento. A erosão destrói as estruturas e as areias, argilas, óxidos e humus que compõe o solo, são carregados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão parar nos córregos e rios.A erosão destrói os solos e as águas, é um problema muito sério no Brasil.
A erosão é o processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas do solo causado pela água e pelo vento, cuja origem está ligada principalmente à ocupação das terras pelo ser humano (ação antrópica). A erosão do solo constitui a principal causa do empobrecimento precoce das terras produtivas. As enxurradas, provenientes das águas que não foram retidas ou infiltradas no solo, transportam partículas de solo em suspensão e nutrientes necessários às plantas. Esse transporte de partículas também pode ocorrer através do vento e geleiras.
POR QUE HÁ EROSÃO?
“A erosão acelerada está muitos anos atrasa de sua causa e dezenas de anos adiante de sua cura”.
A erosão do solo é um problema sério, que preocupa a todos aqueles que de uma forma ou outra, atuam na agricultura.
Segundo o livro Erosão do solo o grande problema da erosão é o efeito e não a causa. Ela não é a causa, mas sim o efeito de uma série de agressões e de erros nas atividades agrícolas. È uma das muitas conseqüências de degradação do solo. Além da erosão, o solo degradado apresenta, normalmente, decréscimo da fertilidade, aumento da acidez nociva, compacidade e queda da produtividade.
Nas superfície do terreno e no subsolo, as águas correntes são as principais causas da erosão. A erosão depende fundamentalmente da chuva, da infiltração da água, da topografia (aclive mais acentuado ou não), do tipo de solo e da quantidade de vegetação existente. A chuva é, sem dúvida, a causa principal para que ocorra a erosão e evidente é que quanto maior sua quantidade e