Ergonomia
2) Fisiológico Psicofísico Produtividade Epidemiológico Biomecânico
3) Revezamentos Pausas Melhorias na organização do sistema de trabalho Melhorias no método de trabalho Pequenas melhorias em postos de trabalho Projetos de melhoria ergonômica. Orientação ao trabalhador sobre práticas corretas do trabalho.
4) Absenteísmo e perda de produtividade; Gastos com afastados; Indenização por danos físicos; Contingente de trabalhador com restrição; Deteriorização nas relações humanas; Pressão do fenômeno LER/DORT sobre a empresa.
5) Projetos ergonômicos; Melhoria de métodos de trabalho; Orientação ao trabalhador e cobrança de atitudes corretas; Pausas de recuperação; Melhoria da organização do sistema de trabalho.
6) Anarquia gerencial; Falta de conhecimento de engenharia e método de trabalho; Assessoria inadequada; Valores da empresa: trabalho = sofrimento.
7) Apoio da Alto Direção da empresa; Participação dos trabalhadores; Treinamento de ergonomia para todas as chefias e empregados; Eficácia do serviço médico; Estruturação administrativa para acompanhar os problemas e as medidas corretivas e preventivas (comitê de ergonomia); Acompanhamento dos resultados e melhorias contínua.
8)
A Ergonomia visa estabelecer parâmetros que permitam à adaptação das condições de trabalho, as condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A ergonomia pode ser interpretada como o estudo da engenharia voltada para o planejamento do trabalho, de forma a conciliar a habilidade e os limites individuais dos trabalhadores que o executam.
9)
Em relação a este item, podemos mencionar que os conceitos relacionados as técnicas de manuseio, levantamento e carregamento de cargas é muito