Ergonomia
1 – Por que implantar o SESMT?
2 – Por que implantar a CIPA?
3 – Qual a diferença entre SESMT e CIPA?
4 – Quais são e o que compete aos integrantes do SESMT?
5 – Quais são os fatores de fracasso do SESMT?
Questão 1) Com o aumento do número de acidentes nas indústrias e demais meios foi visto a necessidade de zelar pela segurança dos trabalhadores. Tendo a implantação do SESMT teríamos assim melhores condições de trabalho e meros prejuízos para os contratantes.
Questão 2) A CIPA tem por formação, colaboradores (sem capacitação específica) que tendem a fiscalizar internamente o local de trabalho, colocando em prática todas as normas de segurança necessárias. Dando ideias de como prevenir acidentes internos para seus “colegas de trabalho.
Questão 3) O SESMT é composto por profissionais especializados em segurança do trabalho e a CIPA é formada pelos colaboradores que acumulam em sua função o serviço de segurança.
Questão 4) O SESMT é composto da seguinte forma: 1) Técnico de segurança do trabalho; 2) Engenheiro de segurança no trabalho; 3) Médico do trabalho; 4) Enfermeiro do trabalho e 5) Auxiliar de enfermagem do trabalho.
Suas funções são:
Técnico – Responsável pela prevenção de acidentes, na expectativa de reduzir os riscos profissionais, ou até mesmo eliminá-los. Desenvolve suas atividades e promove a adoção de meios e recursos técnico-administrativos, capazes de criar e desenvolver ações de prevenção aos acidentes de trabalho.
Engenheiro – Assessorar empresas industriais e de outros gêneros, examinando locais e condições de trabalho, instalações em geral, métodos e processos de fabricação adotados pelo trabalhador.
Médico – Executa exames admissionais, periódicos e demissional a todos os funcionários e exames especiais naqueles que ficam expostos a fatores insalubres, coordena programas de saúde ocupacional, faz tratamentos de urgência em casos de acidente no local