Defeitos Aparentes Em Pe As Moldadas Em Pl Sticos
Este trabalho é um guia rápido de consulta que tem o objetivo de descrever os mais comuns tipos de defeitos que ocorrem em peças injetadas em termoplásticos, bem como suas possíveis causas físicas e respectivas soluções.
Nosso objetivo em divulgá-lo é permitir que as pessoas tomem contato com essas informações e saibam o que fazer de imediato quando ocorrer um desses tipos de defeitos durante a injeção de uma peça plástica.
MARCAS DE CHUPAGEM
As marcas de chupagem geralmente aparecem sob pontos de acúmulo de material (pontos de variação da superfície da peça, próximo à nervuras e castelos de fixação), como uma depressão na superfície da peça moldada se a contração do material não for compensada.
Figura 1.1. Peça contendo marca de chupagem
Causa física
As marca de chupagem ocorrem durante o resfriamento do material se a contração do material não pode ser compensada em certas áreas. Há três principais causas físicas para as marcas de chupagem:
- o processo de solidificação do material é muito lento
- o tempo de aplicação efetivo da pressão de compactação é muito curto
- não há transferência da pressão de recalque para o material devido às altas áreas de resistência ao fluxo no molde.
Para uma melhor transferência da pressão de recalque é recomendada que o ponto de injeção tenha a maior área possível. Isto deve ser feito a fim de se evitar a solidificação prematura do material no ponto de injeção e consequente diminuição do tempo real de compactação.
Guia para a solução do problema
Importante: Após remover as marcas de chupagem, verifique se não há bolhas internas ao ponto onde a chupagem ocorria. O colchão residual deve ter entre 2 e 5 mm.
MANCHAS
Manchas, especialmente manchas de queimado, manchas de umidade e manchas de ar, são muito parecidas, tornando a classificação visual muito difícil senão impossível. O moldador precisa de mais informações sobre a resina, seu processamento e a