Ergonomia
Ergonomia
Grupo: Aline Vale, Daynna Pereira, Felipe Bastos e Juliana Sardinha.
Núcleo de Ensino Tecnológico
Ergonomia
Grupo: Aline Vale, Daynna Pereira, Felipe Bastos e Juliana Sardinha.
Medicina do Trabalho
Medicina do Trabalho
Sumário 1. Introdução 2. Definição 3. Domínio de Especialização da Ergonomia 4.1. Ergonomia Física 4.2. Ergonomia Cognitiva 4.3. Ergonomia Organizacional 4. Educação em Ergonomia 5. Tipos de Ergonomia 6.4. Correção 6.5. Concepção 6.6. Conscientização 6. Ergonomia no Brasil 7. Ergonomia nas Organizações 8. Norma Regulamentadora – NR17 9. Ergonomia e Qualidade de Vida 10. Produtos Er 11. A falta da Ergonomia e suas Consequências 12. Alguns Exemplos das Áreas de Atuação da Ergonomia 13. Conclusão
Ergonomia 1. Introdução
O ser humano almeja bem-estar e satisfação em sua vida quer seja no trabalho no lazer ou ambiente doméstico. Nesse contexto a ergonomia entra como uma grande aliada para melhorar a vida do homem moderno, despertando atenção de todos para a importância da ergonomia. Nesse sentido, o presente trabalho visa mostrar através de pesquisa bibliográfica as maneiras para se reduzir os adoecimentos devido a fatores ergonômicos.
Este artigo tem por objetivo mostrar a história, a evolução e a importância da ergonomia nos dias atuais.
Frederick Winslow Taylor, pai da administração científica do trabalho pode ser definido como precurssor da Ergonomia. Seu trabalho Princípios da Administração Científica, publicado em 1911, influenciou empresas nos Estados Unidos, na Europa e até países socialistas, conforme Moraes e Soares (1989:3).
A Ergonomia surge após a Segunda Guerra Mundial, tendo em vista as falhas ocorridas na interface entre o homem e máquina. A Ergonomia nasce com os objetivos práticos de segurança, satisfação e bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos.