Ergonomia
Acadêmicos:
Aldair Baltazar da Rocha Alexandre Szirkowski Neto Edison M. Amorim Jaison de Souza Joelmir Luiz Horn Kleiton Trainotti Maikon Mafra Marcos B. Pereira
Profº. Msc. :
Marcos Nunes dos Santos
PROBLEMA EXISTENTE:
-Movimentos frequentes de braços ao retirar chapas da prensa e empilhar sobre a mesa.
-Eram retiradas da prensa em torno de 4000 chapas por operador e por turno de trabalho (cada ciclo durava 1 segundo, sendo necessário 2 movimentos por ciclo, resultando em 8000 movimentos por operador por turno de trabalho).
-Havia afastamentos comprovados relacionados à tarefa e queixas frequentes por parte dos colaboradores relativo à fadiga pelos movimentos frequentes dos membros superiores ao retirar as lâminas da prensa e depositá-las sobre a mesa. -Utilizando-se o Critério de Moore & Garg e o Check-List de Couto concluiu-se que esta tarefa era de Alto Risco para distúrbios osteomusculares para os membros superiores.
Processo anterior
DESENVOLVIMENTO:
-Feito solicitado ao departamento de Ferramentaria um estudo para avaliação e desenvolver um dispositivo para eliminar este processo manual.
-A Ferramentaria junto com o grupo de ergonomia estudou e definiu o projeto que mais se adequou as nossas necessidades, após o projeto concluído foi executado a fabricação do dispositivo. -Após a instalação o mesmo ainda necessitou de aperfeiçoamentos até chegar a configuração atual.
SOLUÇÃO ENCONTRADA:
-Projetado e fabricado dispositivo para retirar segmentos estampados das prensas.
Processo atual
CONCLUSÃO:
-Eliminação dos movimentos frequentes de membros superiores (braços, mãos) e tronco. -O processo atual possibilitou alternância postural para os colaboradores (trabalho na postura sentada e/ou de pé). -Redução do risco de ferimentos (retirava manualmente as chapas próximo a ferramenta), pois atualmente a chapa é transportada pela esteira do dispositivo até o local de