Ergonomia
A ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução surgida neste relacionamento.
2 Ergonomia no Ambiente da Computação
Os profissionais da Ciência da Computação devem cuidar o aspecto ergonômico do seu ambiente de trabalho, visto que problemas advindos do uso contínuo do computador sem levar em conta estes aspectos são mais freqüentes do que se pensa. Em geral, o trabalho com o computador é muito envolvente, o que acarreta um uso contínuo da máquina, em geral num ambiente fechado e muitas vezes sem a devida iluminação. A seguir, algumas dicas para a criação de um ambiente de trabalho de computação mais comfortável e por conseguinte, mais produtivo:
Iluminação: Para evitar reflexos, as superfícies de trabalho, paredes e pisos, devem ser foscas e o monitor deve possuir uma tela anti-reflexiva. Evite posicionar o computador perto de janelas e use luminárias com proteção adequada.
Cores: Equilibre as luminâncias usando cores suaves em tons mate. Os coeficientes de reflexão das superfícies do ambiente, devem estar em torno de: 80% para o Teto; 15 a 20% para o Piso; 60% para a Parede (parte alta); 40% para as Divisórias, para a Parede (parte baixa) e para o Mobiliário.
Temperatura: Como regra geral, temperaturas confortáveis, para ambientes informatizados, são entre 20 e 22 graus centígrados, no inverno e entre 25 e 26 graus centígrados no verão (com níveis de umidade entre 40 a 60%).
Acústica: É recomendável para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual e atenção constantes, índices de pressão sonora inferiores à 65 dB(A). Por esse motivo recomenda-se o adequado tratamento do teto e paredes, através de materiais acústicos e a adoção de divisórias especiais.
Humanização do ambiente: Sempre que possível humanize o ambiente (plantas, quadros e quando possível, som ambiente). Estimule a