Ergonomia
Riscos Ergonomicos
O que é Ergonomia
Ergo = trabalho, Nomos = regras, leis naturais Estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e aplicacao de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solucao dos problemas surgidos desse relacionamento (Ergonomics Research Society) A ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. (International Ergonomics Association - IEA ).
Sistema Homem-Máquina
Sistema Homem - Maquina é geralmente definido como a combinação operativa de um ou mais homens com um ou mais de um equipamento, interagindo-se de modo a executarem uma função desejada, partindo de estímulos de entrada, dentro das condições de um determinado ambiente
Fatores Humanos
O organismo humano possui características peculiares que devem ser levadas em consideração no projeto de sistemas para seu uso. Estes fatores podem ser classificados em : • psicológicos - capacidade de aprendizagem, mudança de comportamento, motivação, ansiedade, estresse , capacidade de desenvolver hábitos etc; • fisiológicos - acuidade visual, audição, comprimento dos braços e pernas, limitações musculares, sensibilidade ao calor e ao frio etc.
Informações Sensoriais
Os sentidos fundamentais do corpo humano – visão, – audição, – tato, – gustação ou paladar – olfato constituem as funções que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivência e integração com o ambiente em que vivemos.
Informações Sensoriais
Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estímulos diversos. Tais receptores, chamados receptores