Ergonomia
As Relações de Gênero e as Percepções dos/das
Motoristas no Âmbito do Sistema de Trânsito
Relations of gender and perceptions of drivers in the ambit of the traffic system
Nemésio Dario
Vieira de Almeida
Ana Karina B. de Lima
Consuelo M.
Albuquerque
Luciana Antunes
Artigo
Universidade Católica de Pernambuco UNICAP
PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2005, 25 (2), 172-185
173
PSICOLOGIA CIÊNCIA E
PROFISSÃO, 2005, 25 (2), 172-185
Resumo: Este artigo teve o propósito de estudar não só as relações de gênero no âmbito do sistema de trânsito, pesquisando como a mulher motorista e o homem motorista percebem e compreendem a si mesmo e ao outro sexo, bem como o de investigar as representações sociais existentes. Participaram da pesquisa 84 motoristas, com faixa etária de
18 a 60 anos de idade, sendo 42 do sexo feminino e 42 do sexo masculino. A coleta dos dados foi realizada através de contatos com homens e mulheres em universidades, locais de trabalho e em domicílio, na cidade do Recife, por meio de uma entrevista com duas perguntas e um questionário constituído por quatro questões abertas que, posteriormente, foram reunidas e organizadas segundo os dados obtidos.
Inicialmente, foram levantadas e registradas todas as respostas obtidas para cada questão, sendo que cada uma constituiu uma temática de análise. A seguir, foi realizada uma nova leitura do material. Buscava-se aquilo que era essencial em cada resposta. Verificou-se a natureza das categorias emergentes e sua freqüência em cada tema. Cabe salientar que uma resposta possuía mais de uma categoria, por isso, o número de respostas não corresponde ao número de sujeitos. Concluímos que: (a) os papéis culturais influíram na percepção que o/a motorista possui de si mesma/o e a respeito da pessoa do outro sexo; (b) observou-se, também, diferença marcante de gênero na maneira como as pessoas encaram as relações no trânsito.
Palavras-chave: gênero, representação