ergonomia
O desenvolvimento atual da ergonomia pode ser caracterizado, então, segundo quatro níveis de contribuição:
ERGONOMIA DE CONCEPÇÃO: NORMAS E ESPECIFICAÇÕES DE PROJETO
A ergonomia de concepção interfere amplamente no projeto do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, organização do trabalho e formação de pessoal.
ERGONOMIA DE CORREÇÃO: MODIFICAÇÕES DE SITUAÇÕES EXITENTES
Atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho, como o próprio nome diz corrige situações que ocorrem na empresa visando a saúde ocupacional e corrige dimensões de postos de trabalho, iluminação, temperatura, ruídos tudo de acordo com a NR 17.
ERGONOMIA DE ARRANJO FÍSICO: MELHORIA DE SEQUENCIAS E FLUXOS DE PRODUÇÃO
O Arranjo Físico é a distribuição adequada do espaço físicodisponível, mediante a disposição lógica de seus processos segundo as suas sequenciasde execução, com os espaços necessários para o bom desempenho de suas atividades, buscando a minimização dos fluxos físicos dos materiais e pessoas, e proporcionando oespaço necessário para as funções de apoio, ou seja, no caso de uma empresa de laboratórios de pesquisa deve- se dispor os materiais de trabalho de modo que o trabalhador não tenha que fazer muitos movimentos para executar seu trabalho.
ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO: CAPACITAÇÃO EMERGONOMIA
É de modo geral a capacitação das pessoas, a realização de treinamento, palestras, cursos de aprimoramento e atualização constante que é possível educar o funcionário acerca dos meios de trabalho menos prejudiciais para a sua saúde. Ensina o trabalhador a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho, tendo boa postura, uso adequado de mobiliários e equipamentos, implantação de pausas, ginástica laboral (antes, durante e depois da atividade).
ERGONOMIA DO PRODUTO X ERGONOMIA DA PRODUÇÃO
Ergonomia de produto tem como objetivo a analise das dimensões cultural e