bacharel
E SINTOMAS DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE1
Laura Ostrowski Fontoura2
Paula Grazziotin Silveira3
RESUMO O presente artigo propõe-se a fazer uma breve revisão na literatura acerca do perfil sociodemográfico das gestantes adolescentes. Outro objetivo diz respeito ao que tange a gravidez na adolescência e a possíveis manifestações de sintomas de depressão e ansiedade. Com base na expressiva incidência de gestação na adolescência em nosso país, e tendo em vista as possíveis implicações dessa situação para as jovens envolvidas e seus bebês, bem como para a sociedade em geral, considera-se necessária a investigação do perfil sócio-demográfico e psicológico, desta clientela. Tal revisão colaborará cientificamente, visto a crescente necessidade de estudos acerca das implicações psicológicas e psicopatológicas da gestação e maternidade na adolescência, visando não só à prevenção como ao atendimento especializado dessa demanda.
Palavras-chave: perfil, gravidez, adolescência, depressão, ansiedade.
INTRODUÇÃO
A adolescência é caracterizada por uma fase de crise, de mudanças, de readaptação ao novo corpo e de novas atitudes frente à vida (GODINHO et al., 2000). É uma etapa do desenvolvimento humano caracterizada pela transição da infância para a idade adulta, ou seja, o adolescente vive a perda do corpo e da identidade infantil e de momento outro, se depara com a transformação em um corpo de adulto e tendo que assumir uma outra identidade. Logo, uma fase de profunda instabilidade emocional (SILVEIRA et al., 2004).
Sendo assim, se adicionarmos a isso o significado de uma gravidez, do ponto de vista pessoal, social e familiar, compreender-se-á como a gestação pode ser um evento difícil na vida de uma adolescente (GODINHO et al., 2000). Nesse momento vital, a gravidez traz sérias implicações biológicas, familiares, psicológicas e sociais, que atingem o adolescente e a sociedade como um todo. Desse modo, essa