Ergonomia
MELITA TCHAIKOVSKY, JÚLIO HENRIQUE
SAMANEZ
ARGUMEDO,
CESAR
AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA *
1. Síntese; 2. Análise do estado atual;
3. Segurança; 4. Programa de desenvolvimento do projeto; 5. Análise dos resultados levantados e algumas sugestões de melhoria; 6. Considerações finais.
1.
Síntese
Trata-se de um anteprojeto de levantamento e análise de fatores ergonômicos, direta e indiretamente relacionados à segurança dos passageiros e pedestres, e proposição de melhores soluções.
No Brasil existem várias fábricas que constroem carrocerias, todas partindo de projetos obsoletos, levando-se em consideração somente o aspecto econômico.
O trabalho pretende indicar a inadequação desse serviço, por não serem observados e levados em consideração dois grupos de fatores:
1)
fatores ergonômicos na fabricação dos ônibus;
2) fatores ergonômicos na organização e programação visual de informações sobre roteiros e direção.
*
Equipe de alunos da Escola Superior de Desenho Industrial.
Arq. bras. Psic. apl.,
Rio de Janeiro,
27(1 ):170-182,
jan./mar. 1975
Fonnulação do trabalho: Desenvolvimento de projetos do ponto de vista ergonômico.
Formulação da proposta: Levantamento e análise dos transportes coletivos urbanos. Assunto: ônibus.
2.
Análise do estado atual
As atuais condições mundiais e problemas, como a crise de petróleo e o grande crescimento populacional brasileiro, fazem crer que em futuro próximo teremos abolido o uso de meios particulares de locomoção, partindo para o transporte coletivo de grandes massas.
No Brasil, existem aproximadamente 50 fábricas de alto e baixo nível, que constroem carrocerias, na maioria partindo de simples cópias de carrocerias existentes em países mais desenvolvidos, ou de projetos nacionais elaborados unicamente para atender aos fatores econômicos, e calcados em desenhos estrangeiros já