Ergonomia
Ligado a essa definição está o conceito de postura, que deve manter as costas eretas, preservando a curvatura da coluna tanto quanto possível.
O projeto de uma cadeira ideal está relacionado a:
• Dados antropométricos e fisiológicos;
• Conforto e o tempo em que a pessoa permanecerá sentada; e
• Tipo de assento e encosto.
As tarefas do uso doméstico são muito mais simples do que aquelas desempenhadas em situações de trabalho.
A cadeira deve ser dimensionada com adequado coeficiente de segurança para garantir sua resistência ao peso do usuário. O design da cadeira deve garantir segurança suficiente contra quebras, desequilíbrios e deslizamentos, que possam por em risco a integridade do usuário.
A postura ideal para o usuário é a ereta, em que a coluna vertebral assume a sua posição mais adequada.
O ângulo formado entre assento e encosto deve ser maior que 90º. Ângulos ortogonais fazem com que o usuário escorregue para a frente trazendo evidente desconforto.
Recomenda-se para o assento e para o encosto uma pequena reclinação para trás, como forma de impedir que o corpo se escorregue para a frente.
Há vários fatores que interferem no revestimento como nível de conforto desejado ou necessário para a execução de determinadas tarefas, aspecto estético-formal, custo do produto, estilo de uma determinada corrente estética e composição formal com outros móveis no contexto do ambiente.
Deve levar em conta o tamanho e o biótipo dos usuários. Para que seja o mais adequado possível, deve-se atingir pelo menos uma faixa entre 5% e 95% da população