ergonomia
A ergonomia é uma ciência que estuda a adaptação dos seres humanos ao ambiente do trabalho. Em um ambiente como o futebol, com intensa exigência física e emocional dos atletas, o papel dos profissionais dessa área é ainda mais evidente. No entanto, essa necessidade contrasta com a abertura a profissionais do ramo, que ainda é extremamente ínfima no esporte mais praticado do planeta.
"Apesar de já estar presente em vários tipos de organizações empresariais, a ergonomia ainda é pouco aplicada no esporte, principalmente no futebol. O futebol apresenta um ambiente muito rico para o desenvolvimento de estudos ergonômicos, mas ainda falta as pessoas conhecerem um pouco mais", aponta José Luiz Fonseca da Silva Filho, graduado em engenharia industrial química, com mestrado e doutorado em engenharia de produção.
O trabalho da ergonomia no esporte é basicamente preventivo, com estudos que indicam possíveis correções de postura para atletas. O problema é que essa postura ainda destoa da mentalidade vigente na modalidade, que é contrária à antecipação.
Movimento dos atletas também é estudado pela Ergonomia
No desenvolvimento de todas as fases da prática do futebol profissional, seções de treinamentos, encontros (partidas) e relaxamentos, são assumidos por todos os envolvidos, um conjunto diversificado de movimentos e posturas. Muitas vezes, alguns destes movimentos ou posturas, poderão ocorrer de forma não adequada a estrutura dos ossos e músculos esqueletais. Na condição normal de desenvolvimento das posturas e movimentos, isto é, quando eles são construídos livres, sem a interferência da força de outros atletas, estas posturas e movimentos tendem a ser adequados a estrutura do corpo humano.
Isto acontece porque cada ser humano busca encontrar a condição que melhor lhe atenda física e psiquicamente durante o desenvolvimento de suas atividades. Sendo o futebol um esporte de contato entre os