Ergonomia
Por que o ensaio de vedação é importante?
Todos os dias milhões de trabalhadores usam respiradores no seu trabalho para proteção contra contaminantes presentes no ambiente, como vapores tóxicos, gases e substâncias particuladas encontradas no ar.
O teste de vedação é vital para garantir que seus funcionários estão usando o respirador adequado da forma correta.
Pesquisas revelam que alta porcentagem dos usuários dos respiradores estão usando os respiradores de forma incorreta, o que pode causar sérios danos à saúde.
Quem precisa fazer o ensaio de vedação?
De acordo com o Programa de Proteção respiratória, publicado pela Fundacentro, todo usuário de respirador com vedação facial deve ser submetido a um ensaio de vedação para determinar se o respirador está vedando corretamente no rosto.
A realização do ensaio de vedação não garante que, a todo momento, uma vedação adequada será observada. O ensaio meramente confirma que um respirador em particular tem o potencial de proporcionar vedação suficiente.
O usuário deve sempre colocar o respirador corretamente e seguir as instruções fornecidas pelo fabricante toda vez que usá-lo.
Uma alteração na arcada dentária ou na face, como mudanças de peso ou mudança no cabelo, por exemplo, podem exigir um novo ensaio de vedação.
Quais são os tipos de teste de vedação?
De acordo com o Programa de proteção respiratória (PPR), existem dois tipos de ensaios: qualitativo e quantitativo.
Teste de vedação qualitativo
Os ensaios qualitativos são baseados na sensibilidade individual ao gosto, sabor ou irritabilidade.
Os agentes recomendados para a realização do teste são aqueles que utilizam vapor de acetato de isoamila (óleo de banana), névoa de sacarina, névoa de benzoato de denatonium (Bitrex) ou fumos irritantes. Teste de vedação quantitativo
Os ensaios quantitativos proporcionam uma medida numérica do vazamento do respirador.
Sistemas de aerosol no ambiente calculam um fator de vedação