Ergonomia
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Tecnologia de Alimentos
TAL 420 – Utilidades em Laticínios
NR17 - Ergonomia
Viçosa MG
Introdução
Na indústria, a ergonomia deve aumentar a eficiência, a confiabilidade e a qualidade das operações industriais. Ela objetiva interferir no sistema de trabalho no qual o homem está inserido, adaptando-os ao organismo humano.
A ergonomia analisa as condições físicas de trabalho, como temperatura, ruídos, vibrações, gases tóxicos, e iluminação, que são de vital importância para que as condições de trabalho sofram melhorias contínuas aos profissionais para que estejam capacitados para tal atividade, e exerçam seu trabalho sem terem sua saúde comprometida por inadequação das máquinas, falhas na organização do trabalho ou deficiências ambientais.
A NR 17
Esta Normativa visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, assim proporcionando o máximo de conforto possível, segurança e desempenho e eficiente.
A análise ergonômica do trabalho cabe ao empregador, devendo abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora.
A norma aborda as condições necessárias para que um trabalhador faça suas atividades, como:
O trabalhador que fará transporte manual de cargas e/ou o levantamento das mesmas ,deve pegar cargas que não prejudicarão sua saúde e segurança, assim como mulheres e jovens trabalhadores (considerados pela norma como trabalhadores entre 14 e 18 anos) devem carregar pesos nitidamente menores que os carregados por homens. E ainda devem ser usados meios técnicos apropriados.
Já o trabalhador que fará o transporte manual regular de cargas, que na sejam leves, devem ter treinamentos e instruções para que tal exercício não venha prejudicar sua saúde, e para evitar acidentes.
O transporte e a